logo-cepam

CENTRO DE PESQUISA AVANÇADA EM
MEDICINA DA UNILAGO

Criado em 2019, o Centro de Pesquisa Avançada em Medicina – CEPAM, da Faculdade de Medicina da UNILAGO reúne um grupo de professores altamente qualificados e experientes em  pesquisa científica na área de Ciências da Saúde (MEDICINA 1), com o objetivo orientar alunos de iniciação científica (IC) e integrar projetos/publicações com outros docentes, além de manter uma relação próxima tanto em aulas na Graduação em Medicina e na Liga de Pesquisa, como na participação ativa na formação científica destes estudantes, de forma contundente.

A cada 15 dias ocorre o Journal Club da Unilago, em que os alunos apresentam artigos científicos relevantes, com análise crítica, empregando as diretrizes e checklists principalmente da Joanna Briggs Institute (JBI), da University of Adelaide (Australia) e Cochraine Library, demonstrando qualidade em nível de Pós-Graduação stricto senso. Quando da oportunidade, são escolhidas publicações de impacto cientifico na Medicina, atuais, conduzidos por grupos brasileiros como, por exemplo, a Coalizão Covid-19 Brasil que resultaram em artigos publicados no JAMA e New England of Medicine. Os autores são convidados para participar das reuniões, aumentando ainda mais a qualidade científica das discussões. São, também, trazidos artigos polêmicos e/ou problemáticos para fomentar as discussões e visão crítica do aluno.  Além disso, o CEPAM promove encontros científicos com palestrantes nacionais e internacionais com o objetivo da integração dos estudantes com a pesquisa e instituições brasileiras e estrangeiras de renome.

O grupo possui elevada produção cientifica, em um prazo curto, gerando publicações internacionais já aceitas e submetidas. Além disso, houve a produção de 2 E-books sobre COVID-19 (2020), inédito no País, compostos de 19 capítulos, sendo 18 publicados com os alunos de IC e professores do CEPAM, vinculados com os artigos completos publicados na ULAKES Journal of Medicine, a nova revista cientifica da UNILAGO, com corpo editorial.

Centro de Pesquisa foi iniciado com 22 alunos de IC e atualmente, conta com 68 estudantes do curso de Medicina. Adicionalmente, o CEPAM integra o Núcleo de Estudo e Pesquisa em ENVELHECIMENTO e VULNERABILIDADES (NEPEV), com projeto avalizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o qual participam docentes da UNILAGO e outras instituições parceiras, como a FAMERP, FMJ e USP e dedicam-se a realização de pesquisas que norteiam a elaboração de estratégias para o desenvolvimento de cidades mais amigáveis a quem envelhece. Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BRASIL), o qual integra o ILC Global Alliance, um consórcio multinacional, com o objetivo de ajudar as sociedades a lidar com a longevidade e o envelhecimento da população de maneiras positivas e produtivas, usando uma abordagem de curso de vida, com foco na produtividade e contribuições dos idosos para a família e a sociedade como um todo. Os parceiros da Aliança cumprem a missão através do desenvolvimento de ideias, realizando pesquisas e criando atividades externas para o debate e a ação, nas quais os idosos são os principais interessados. A ILC Alliance atualmente inclui centros nos Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido, França, República Dominicana, Índia, África do Sul, Argentina, Holanda, Israel, Cingapura, República Tcheca, China, Brasil, Canadá e Austrália. Esses centros trabalham de forma autônoma e colaborativa para estudar como a maior expectativa de vida e o aumento das proporções de idosos afetam as nações ao redor do mundo e buscam oferecer soluções para os efeitos do impacto.

Assim, o CEPAM é a demonstração da capacidade da UNILAGO na produção de Ciência e formação de estudantes qualificados.

Profa. Dra. Chung Man Chin
Coordenadora

CORPO
DOCENTE

Conheça abaixo os membros do corpo docente do CEPAM

Coordenadora

PROFA. DRA. CHUNG MAN CHIN

Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)  mestrado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP-Universidade de São Paulo e doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP-SP. É Professor Associado (Livre-docente) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, Araraquara. Tem experiência em INOVAÇÂO TECNOLÓGICA no planejamento de NOVOS FÁRMACOS (área de QUÍMICA FARMACÊUTICA e MEDICINAL), atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e síntese de pró-fármacos antimicrobianos, anti-inflamatórios  (derivados de taurina) e novos compostos para tratamento de câncer e de doenças negligenciadas, principalmente a Doença de Chagas, tuberculose, anemia falciforme. Foi coordenadora do Lapdesf – Laboratório de Desenvolvimento de Fármacos da FCF/UNESP. (2000-2019). Participou do projeto Rede RENAMED e projetos de pesquisa de cooperação Indústria Farmacêutica/Universidade desde 2003, com produção de patentes concedidas no Brasil, EUA, Comunidade Européia e China. Tem proferido palestras e cursos como professor convidado em Congressos Nacionais e Internacionais (Índia, Grécia, Rússia, Egito), cujos contatos geraram parceria em pesquisa e intercâmbio de pós-graduandos com a Universidade de Freiburg (Alemanha), Vrijet Universitet – Bruxelas (Bélgica), Universidad de la República – Montevidéu (Uruguai), Universidad Nacional de Salta (Argentina) e Universiy of Ohio (EUA) e University of London (UK). É orientador (mestrado e doutorado) no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da FCF-Unesp, supervisor de pós-doutorado, Pesquisadora do Departamento de Medicina e Coordenadora do Centro de Pesquisa Avançada em Medicina da UNILAGO (União das Faculdades dos Grandes Lagos), em São José do Rio Preto, desde 2019

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9734333607975413

Docentes

PROF. DR. AUGUSTO CARDINALLI NETO

Possui graduação em MEDICINA pela FACULDADE DE MEDICINA DO TRIANGULO MINEIRO (1995), mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2004) e doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2006). Atualmente é médico da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8115604666684870

PROFA. DRA. BRUNA LETÍCIA BUZATI PEREIRA

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Botucatu, em 2010. Aprimoranda em Nutrição em Doenças Crônicas pela Faculdade de Medicina de Botucatu, em 2012. Mestra em fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP, em 2015. Doutora em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP. Participou como pesquisadora visitante no School of Nutrition Sciences na University of Ottawa em Ottawa (Canadá). Docente da disciplina e liga de Nutrologia e pesquisadora do Centro de Pesquisa Avançada em Medicina da UNILAGO (União dos Grandes Lagos) em São José do Rio Preto desde 2019. Tem experiência em Nutrição Clínica, Terapia Nutricional e na área de Tecnologia de Produtos Amiláceos.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8518509092991383

PROF. DR. CHAO LUNG WEN

Medico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1985, possui doutorado pelo Departamento de Patologia da FMUSP, Disciplina Informática Médica, em 2000, e Livre Docência em 2003 pela Disciplina da Telemedicina . Atualmente é professor associado nível 2 da FMUSP e chefe da Disciplina de Telemedicina, Médico III do Laboratório de Investigação Médica do HC-FMUSP, foi coordenador do Projeto Tecnologias Educacionais Interativas para potencialização da educação em saúde (CAPES/ MEC ? SGTES/MS – 2010-2016 e líder de grupo de pesquisa da USP em Telemedicina, Tecnologias Educacionais e eHealth no diretório de pesquisa do CNPq/MCTI. É coordenador e responsável pelo Projeto Homem Virtual, Mídias Digitais e uso de impressão 3D, e pelo Programa Jovem Doutor Redes. Foi Coordenador de Projetos do Pró-Inovalab 2011 (Laboratório Digital de Aprendizagem Clínico Prático em Saúde) e 2012 (Laboratório de Midias Interativas e informatização da graduação), projetos integrantes dos editais para criação de Laboratórios de Inovação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Telemedicina e Telessaúde, Teleducação Interativa, Tecnologia Educacionais Interativas, Teleassistência, Objetos de Aprendizagem,e Pesquisa Multicentrica. Foi presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (2006-2013). Membro da Câmara Técnica de Informática e Saúde do Conselho Federal de Medicina (2015 – 2021). Responsável pelo Curso de Telemedicina pelo Departamento de Patologia, para Pós-Graduação Estrito Senso (8 créditos – MPT-5740), Orientador pelos programas de Pós-Graduação da Patologia e Fisiopatologia Experimental do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. Coordenador da Disciplina MSP 4211 – Discussão Integrada de Casos (UC 21), do novo currículo de graduação em medicina (2015 – 2019) da Faculdade de Medicina da USP e Curso Telessaúde como Ferramenta de Ensino, Pesquisa e Assistência (FOB-USP). Responsável pelo projeto Pró-Inovalab UEA (2014 – 2017). Coordenador da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Patologia (2017 – 2019).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9404581635835762

PROF DR. CRISTIANO CLAUDINO OLIVEIRA

Médico patologista assistente Grupo Oncoclínicas (São Paulo). Doutor em Patologia pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia da FMB/UNESP. Residência médica em patologia pela FMB/UNESP e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Patologia/Associação Médica Brasileira (SBP/AMB). Graduação em medicina pela FMB/UNESP. Membro da Sociedade Brasileira de Patologia, Sociedade Latino-Americana de Patologia, e Sociedade Latino-Americana de Hematopatologia. Desenvolve produção científica nas áreas de Anatomia Patológica, com ênfase em hematopatologia, patologia pulmonar, patologia da tireoide e patologia infecciosa. Atualmente, atua profissionalmente nas áreas de patologia cirúrgica e citopatologia.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8671000129443939

PROF. DR. DANIEL GUIMARÃES TIEZZI

Possui Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (2002 e 2007). Realizou Estágio de Doutorado pela Capes na Fox Chase Cancer Center no Breast Cancer Research Laboratory (Philadelphia, PA, EUA) na área de Biologia Molecular em 2006 e foi Pesquisador Visitante do Cancer Research UK na Universidade de Cambridge (2015-2016). Atualmente é Professor Associado Livre-Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa e Membro Ativo da American Association for Cancer Research. Especialista em Oncologia Clínica e Mastologia. Atua principalmente nos seguintes temas: câncer de mama e biologia molecular do câncer, em especial, na análise de dados moleculares e genômicos em larga escala incluíndo análise de microarray e sequenciamento de RNA e DNA. 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1249884771676480

PROF. DR. MARCUS ALEXANDRE MENDES LUZ

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, possui Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp na área de Histologia (2000) e Doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp nas áreas de Histologia (2005) e Anatomia (2011). Atua como Professor Doutor na Faculdade de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos nas Disciplinas de Anatomia Humana, Anatomia Patológica e Neuroanatomia. É membro integrante do Comitê de Ética em Pesquisa e do Centro de Pesquisa Avançada em Medicina na mesma Instituição. Desenvolve pesquisa em Plasticidade Celular e Anatomia Clínica.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0072052989652746

PROFA. DRA. PRISCILA LONGHIN BOSQUESI

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pelo Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV (2006). Possui Mestrado (2009) e Doutorado (2013) e Pós-doutorado (2015) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara. Atualmente exerce cargo de Professor Substituto na disciplina de Química Farmacêutica e Medicinal junto ao Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêutica – UNESP, Araraquara (2014-2020) e Pesquisadora do Departamento de Medicina da UNILAGO (União das Faculdades dos Grandes Lagos) e Centro de Pesquisa Avançadas em Medicina da UNILAGO, em São José do Rio Preto, desde 2019. Tem experiência em Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos para Doenças Negligenciadas e Avaliação de genotoxicidade de fármacos

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3204277043366119

PROF. DR. RODRIGO AFONSO DA SILVA SARDENBERG

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petropolis (1993). Residência Médica em Cirurgia Torácica pela Hospital das Clínicas da FMUSP (1999). Fez estágio no Barnes – Jewish Hospital Saint Louis – Estados Unidos (2004). Doutor em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é Cirurgião Torácico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Coordenador da Cirurgia Torácica da Américas Serviços Médicos – United Health Group Brasil. Professor e pesquisador da Faculdade de Medicina e Pesquisador do Centro de Pesquisa Avançada da UNILAGO (União Faculdade dos Grandes Lagos) em São José do Rio Preto desde 2019.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0815255914000255

PROFA. DRA. RUTH CLAPAUCH

Possui mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Foi Professora visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Orientadora de Mestrado e Doutorado pela UERJ/ FISCLINEX- Programa de Pós Graduação em Fisiopatologia Clinica e Experimental (2012-2019); preceptora de residentes em Endocrinologia Feminina dos Hospitais Federais dos Servidores e Bonsucesso e de residentes em Ginecologia da UERJ; atualmente é professora colaboradora do Centro de Pesquisa Avançadas em Medicina da UNILAGO (União das Faculdades dos Grandes Lagos), em São José do Rio Preto. Membro da Endocrine Society, membro da câmara técnica de endocrinologia do Conselho Regional de Medicina do RJ e diretora do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia Feminina e Andrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: menopausa, reposição hormonal, menopausa precoce, síndrome dos ovários policísticos, infertilidade, osteoporose feminina e masculina, andropausa e sexualidade.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9220032160882948

PROFA. DRA. SABRINA DA SILVA SARAIVA-MANGOLIN

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008). Atuou como médica generalista em Programa de Saúde da Família, junto ao Centro de Saúde Jardim Itatinga – Prefeitura Municipal de Campinas (2009 – 2010). Residência Médica em Clínica Médica (2010-2012) pelo Hospital Regional de Presidente Prudente-SP. Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia (2012-2014) pelo Hospital Santa Marcelina-São Paulo-SP. Atuou como médica hematologista do Hospital e Maternidade Celso Pierro-PUCCAMP/ Campinas-SP (2014-2018), como médica plantonista do Pronto Socorro Adulto do Hospital e Maternidade Celso Pierro-PUCCAMP/ Campinas-SP (2014-2018) e como docente da Disciplina de Hematologia da Faculdade de Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) (2015-2018). Doutorado pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2016-2019). Médica hematologista no Hospital Santa Marcelina-São Paulo e médica do Departamento de Clínica Médica na Santa Casa de Votuporanga (SP). Professor bolsista do Centro de Pesquisas Avançadas em Medicina da UNILAGO (União das Faculdades dos Grandes Lagos), em São José do Rio Preto- SP, desde junho/2019

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7777169195626601

PROFA. DRA. SILVANA REGINA PEREZ ORRICO

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (1985), Mestrado em Ciências Odontológicas pela UNESP (1989) e Doutorado em Ciências Odontológicas pela UNESP (1992). É Professor Adjunto (Livre-Docente) da Faculdade de Odontologia de Araraquara-UNESP. É professora e faz parte do Corpo Permanente de Orientadores do Programa de Pós-graduação em Odontologia (Mestrado e Doutorado) nas áreas de Periodontia e Implantodontia. É Pesquisadora do Centro de Pesquisa Avançada em Medicina da UNILAGO (União das Faculdades dos Grandes Lagos), em São José do Rio Preto, desde 2019. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença periodontal, diabetes mellitus, infância, osteoporose e nutrição.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7383391319292040

PROFA DRA. SONIA MARIA OLIANI

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, Mestrado em Biologia Celular pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado realizado no The William Harvey Research Institute, Queen Mary University of London e University of Oxford, UK. Obteve o título de Livre-Docente (2002) e de Titular (2011) pela UNESP. Desde 2007, Visiting Professor, Biochemical Pharmacology Research Centre, William Harvey Research Institute, Barts & The London School of Medicine & Dentistry, Queen Mary University of London, UK. Credenciada no Curso de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP-EPM e, em Biociências, no IBILCE-UNESP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa Avançada em Medicina (CEPAM – UNILAGO). Experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: células inflamatórias e proteínas anti-inflamatórias, sobretudo Anexina A1 e Galectina 1, com o objetivo no desenvolvimento de novas formas terapêuticas para os processos inflamatórios agudos e crônicos

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5102737730539655

CORPO
DOCENTE CEPAM-NEPEV

Conheça abaixo os membros do corpo docente do CEPAM-NEPEV

Prof. Dr. Alexandre Silva (Faculdade de Medicina de Jundiaí e ILC Brasil)

Alexandre da Silva é doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) onde investigou os fatores determinantes da incapacidade funcional na perspectiva étnico-racial em idosos residentes no município de São Paulo e participantes do estudo SABE (Saúde e Bem Estar e Envelhecimento). Em seu mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) realizou a tradução, a adaptação cultural e a validação de um instrumento que avalia o medo de queda em idosos. É especialista em Gerontologia também pela UNIFESP e, nesse período, pesquisou a importância da abordagem interprofissional em idosos acometidos por dor crônica. Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) onde atua como preceptor do internato na Atenção Básica com ênfase na Saúde do Idoso e docente da disciplina de Medicina da Família e da Comunidade. É também docente na Universidade Cruzeiro do Sul ministrando aulas e estágios sobre envelhecimento, bioestatística, epidemiologia, saúde coletiva e saúde do trabalhador nos cursos da área da saúde. Desenvolve pesquisas e serviços de consultorias em envelhecimento, epidemiologia, desigualdades sociais e raciais, iniquidades em saúde, racismo e saúde do trabalhador. É membro do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Ministra aulas em cursos de pós-graduação. Desde a graduação se dedica à pesquisa e sua divulgação em eventos científicos, anais de eventos e revistas especializadas. Já recebeu 5 prêmios e homenagens pelas suas atividades acadêmicas. Tem atuado em projetos de pesquisas cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil – Lattes. É também revisor de periódicos científicos. Como pesquisador, já interagiu com mais de 70 colaboradores. As principais áreas de atuação são: Saúde Coletiva, Gerontologia, Fisioterapia, Bioestatística, Epidemiologia, Metodologia Científica, Reabilitação, Saúde do Trabalhador, Políticas de Saúde e Saúde da População Negra.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5413333001883835

Profa. Dra. Amena de Alcântara Ferraz Cury

Profissional atuante nas Políticas Públicas de Saúde; Bióloga Sanitarista, Especialista em Saúde Coletiva e Gerenciamento dos Serviços de Saúde; Mestre em Saúde Pública e Doutora em Ciências da Saúde. Atua como Assessora Técnica do Secretário Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, tendo como função principal à articulação das Politicas Intersetoriais, com foco no Organização do Território; Idoso, Saúde Mental, População em Situação de Rua, Pessoas com Deficiência e Raça e Etnia. Membro nos Conselhos de Direito (Saúde, Idoso, Afro). Membro na Comissão Municipal dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS/2030. Docente no curso de Medicina da UNILAGO, na disciplina de Políticas de Saúde. Docente em cursos de especialização na área da saúde. Membro Diretor da Associação Paulista de Saúde Publica – APSP, Núcleo São José do Rio Preto;

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7501567325648285

Prof. Ms. Antonio Caldeira da Silva

Possui graduação em MEDICINA pela FAMERP-Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (1980). Residência Medicina Preventiva e Social UNESP Botucatu. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da FAMERP. Atualmente é professor da União das Faculdades dos Grandes Lagos, coordenador residência da União das Faculdades dos Grandes Lagos e medico III- titular de cargo efetivo do Governo do Estado de São Paulo. Coordena a CIES- Comissão de Integração Ensino Serviço Noroeste Paulista. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa, Homeopatia, Gestão da Saúde, Saúde Pública, Medicina do Trabalho e Preceptoria de Residência Médica. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso no período de 2017 a 2021.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7992791351718140

Profa. Dra. Camila Garcel Pancote

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999), mestrado na área de Fármaco e Medicamentos (2005) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e Doutorado em Desenvolvimento de Fármacos pela FCF-USP (2009). Docente do Coordenadora do curso de farmácia da União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO). Docente da Liga Acadêmica de Farmacologia Médica e membro do CEP (UNILAGO). Participante do Núcleo de Estudos sobre Morbidade referida, Gestão e Educação em Saúde (NEMOREGES).  Pesquisadora Junior do Projeto São José do Rio Preto: cidade amiga de todas as idades.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4751137425403026

Profa Dra. Marília Louvison (FSP-USP e ILC-Brasil)

Professora  Doutora da Faculdade de Saúde Pública da USP. Médica Sanitarista com residência em Medicina Preventiva e Social pela Escola Paulista de Medicina, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Pesquisadora e professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP USP, atuando em Política, Planejamento e Gestão no campo da saúde coletiva, com ênfase em “Estado, Gestão e Regulação de Sistemas e serviços de saúde”; “Regulação e regionalização das redes de atenção em saúde”; “Envelhecimento, Desigualdades e Políticas Públicas em saúde”. Orientadora do Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da FSP USP. Coordenadora da Comissão Organizadora do Curso de Bacharelado em Saúde Pública da FSP USP. Conselheira da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e do Centro Internacional de Longevidade Brasil.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4532645395293280

Profa. Dra.  Natália Sperli Geraldes Marin dos Santos Sasaki

Possui graduação em Enfermagem (2007), especialização em Enfermagem na Atenção Básica com Ênfase na Saúde da Família e no Gerenciamento, Enfermagem Obstétrica e Preceptoria no SUS. Doutorado em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – SP (FAMERP). Coordenadora do curso de enfermagem e docente do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO. Docente do programa de mestrado em enfermagem da FAMERP. Membro do Núcleo de Estudos sobre Morbidade referida, Gestão e Educação em Saúde (NEMOREGES). Pesquisadora Sênior do Projeto São José do Rio Preto: cidade amiga de todas as idades.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0736728404928048

Parceiros/colaboradores

Prof. Dr. Alexandre lalache (ILC Brasil)

Prof. Dr. Alexandre Silva (Faculdade de Medicina de Jundiaí e ILC Brasil)

Profa. Dra. Anita Neri (Unicamp)

Profa. Dra. Elisa Monteiro (ILC-Brasil)

Prof. Dr. Luiz Ramos (UNIFESP)

Profa. Dra. Maria de Lourdes Sperli Geraldes Santos (Famerp)