COVID-19

Vol.1

Histórico e peidemiologia; Manifestações clínicas e diagnóstico; Obesidade, resistência insulinica & COVID-19; Tempestade de citocinas; COVID-19 & SARS; Eventos tromboembólicos; Efetiso renais e cardiovasculares; Cloroquina e hidroxicloroquina; Remdesivir, ivermectiona, nitazoxanida; Efeitos SNC; COVID-19 e Saúde Mental; COVID-19 e a Cavidade Bucal; Nutrição & COVID-19; Desenvolvimento de fármacos & COVID-19; Vacinas: história, tecnologia e desafios para terapia contra SARS-CoV-2.

COVID-19

Vol.2

COVID-19 & SARA; Ventilação mecânica; Traquestomia, Pneumotórax; Emergências Cirúrgicas.

História das epidemias

Com os acontecimentos recentes, principalmente, da atual pandemia da COVID-19, causada pelo SARS-CoV-2, muitos termos da linguagem médica e epidemiológica tornaram-se recorrentes nas mídias e meios de comunicação. Destacam-se, dentre estes mais utilizados, três termos empregados muitas vezes de maneira equivocada; são eles: EPIDEMIA, ENDEMIA e PANDEMIA . A grande maioria da população desconhece suas diferenças e os limites de abrangência de cada um deles, diferenciando-se, por pequenos detalhes, mas que denominam situações completamente distintas na área e no estudo epidemiológico.

Impactos da inatividade durante a pandemia

Impactos da inatividade durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 trouxe desafios nunca dantes enfrentados mundialmente pelas últimas gerações. Para fugir do perigo maior - contrair uma doença de desfecho imprevisível, podendo variar de imperceptível ou levar até a morte- as pessoas se fecharam em suas casas. Essa era a única alternativa disponível inicialmente, no nosso pais até o inicio de 2021 entre periodos de isolamento social ou lockdown mais ou menos longos, dependendo da região, do grau de transmissão da doença e da capacidade hospitalar.