O INÍCIO E A
MISSÃO DE EDUCAR
Quem hoje vê a Unilago em suas instalações de 37.000 metros quadrados de construção, tenta imaginar como tudo isso começou. Voltamos 30 anos na história para que você conheça um pouco mais sobre a faculdade que não para de crescer e inovar.
Em março de 1990, começava as primeiras aulas dos cursos de Publicidade e Propaganda e do curso de Serviço Social da FAES - Faculdades da Associação Educacional de Ensino Superior. Sim, nem sempre Unilago foi nosso nome.
A EDUCAÇÃO FAZ PARTE DA NOSSA VIDA ANTES MESMO DA NOSSA CRIAÇÃO
Profª. Dra. Maria Lúcia Atique Gabriel
DIRETORA GERAL DA UNILAGO
Maria Lúcia Atique Gabriel, filha do Professor Dr. Halim Atique, médico e educador, e Professora Dra. Yvette Gabriel Atique, educadora, acompanhou e participou com seus pais da transformação do extinto Colégio São Luis, da implantação da Escola Técnica de Química Industrial e depois da primeira Faculdade de Direito de Rio Preto (FADIR).
Após o falecimento dos seus pais, todo este conhecimento e prática em gestão educacional, juntamente com a visão empreendedora que herdara dos seus pais, foram suficientes para que ela tomasse a decisão de investir no setor educacional.
Pautada por essa visão, pela oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação com elevado padrão de qualidade, observando a legislação educacional vigente e as tendências do crescimento das demandas profissionais e mercadológicas regionais, entre 1997 e 2018, a UNILAGO obteve autorização para a implantação dos cursos de graduação tradicional como Secretariado Executivo, Administração em diversas habilitações, Letras, Engenharias da Computação, Civil e Produção, Elétrica e de Alimentos, Química e Ambiental e Sanitária, Direito, Educação Física, Pedagogia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo.
Além de graduações superiores em Tecnologia de Alimentos, Gestões Ambiental, Financeira, Hospitalar, de Recursos Humanos e da Qualidade, Gastronomia, Radiologia, Estética e Cosmética, Design Gráfico e de Moda, Produção Audiovisual e Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
A qualidade dos cursos, bem como seus desempenhos nas avaliações do INEP/MEC garantiram a credibilidade, a infraestrutura laboratorial e o corpo docente necessários para a autorização dos cursos de Medicina Veterinária, Odontologia e Medicina neste mesmo período, colocando o nome da Unilago entre as 25 melhores escolas de ensino médico e de saúde do Brasil em um ranking publicado na Revista Exame/2017.
PRIORIDADE NA MANUTENÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E BIBLIOGRAFIA FÍSICA E VIRTUAL
Manter os prédios, salas de aula, laboratórios e bibliotecas em dia estão previstos em nossos projetos de desenvolvimento institucional. Desde 1990, a Unilago mantém uma equipe permanente que zela pela integridade, manutenção e acessibilidade à toda comunidade acadêmica.
Além da infraestrutura física, a instituição se preocupa em manter livros, periódicos atualizados, por meio de assinaturas digitais das mais importantes bibliotecas virtuais do mercado, consonantes aos projetos pedagógicos dos cursos. Todos os equipamentos são mantidos em condições ideais para uso em aulas práticas e investigações científicas.
ALGUNS NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM
5.000m²
PARA PRÁTICA ESPORTIVA NO NÚCLEO POLIESPORTIVO
90.000
EXEMPLARES NAS BIBLIOTECAS FÍSICAS
2.000m²
PARA ESTUDOS EM DUAS BIBLIOTECAS NO CAMPUS
3.000/ano
ATENDIMENTOS NAS CLÍNICAS E PROJETOS DE EXTENSÃO
A UNILAGO E OS CURSOS DE GRADUAÇÃO
A Unilago conta com um corpo docente com alta formação profissional para atender aos objetivos do curso e aos requisitos de cada disciplina, por meio de atividades de capacitação, investigação, extensão e orientação dos alunos.
Visando a atender alunos e professores e a proporcionar comunicação eficiente com os órgãos da administração superior, o pessoal técnico-administrativo da IES é constantemente treinado e atualizado.
Quanto à estrutura física, a ies possui salas de aula adequadas ao número de alunos, com acesso à circulação de pessoas com necessidades especiais e com equipamentos próprios para o desenvolvimento das atividades programadas nas disciplinas, além de laboratórios com equipamentos modernos e políticas de acesso de alunos bem definidas.
A biblioteca da União das Facudaldes dos Grandes Lagos possui acervo aberto e adequado às necessidades de cada curso, além de salas de estudos dimensionadas para satisfazer as necessidades de seus usuários.
A União das Faculdades dos Grandes Lagos tem por missão formar um profissional universitário de superior qualidade, capaz de assumir, com responsabilidade e comprometimento, missões sociais, possuidor de competência e integridade profissional para enfrentar com êxito o mercado de trabalho e orientado a manter elevados padrões de atualização e aperfeiçoamento científico.
Os cursos criados pela União das Faculdades dos Grandes Lagos são todos autorizados pelos órgãos federais responsáveis pela educação superior, atendem às demandas regionais e são compatíveis com as demandas do mercado de trabalho.
Como forma de elevar sempre a qualidade de ensino, a União das Faculdades dos Grandes Lagos oferece apoio a iniciativas e atividades docentes, inclusive atividades de pesquisa e extensão, contribuindo, assim, para solucionar problemas das comunidades local e regional.
A CIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
São José do Rio Preto é um município brasileiro localizado no interior do Estado de São Paulo, a 442 km da Capital. Sede da Região Metropolitana do Noroeste Paulista, é importante entroncamento rodoviário, cortada pelas rodovias Transbrasiliana (BR-153), Washington Luís e Assis Chateaubriand.
A população estimada em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 469.173 habitantes. De acordo com o IBGE, R$ 40.759,29 é o PIB per capita de Rio Preto.
A cidade é um dos principais polos industriais, culturais, educacionais e de serviços do interior de São Paulo. Sua história econômica esteve por muito tempo ligada à cafeicultura, também presente em grande parte do estado de São Paulo, principalmente no início do século 20.
Os excelentes resultados da área de educação colocaram Rio Preto como a 2ª melhor entre as maiores cidades do país, de acordo com estudo da consultoria de gestão Macroplan, intitulado “Os Desafios da Gestão Municipal”, divulgado em fevereiro de 2020. O levantamento considerou as 100 maiores cidades brasileiras, todas com mais de 250 mil habitantes.
Rio Preto é uma das 30 cidades mais sustentáveis do País, segundo ranking de julho de 2022 divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis. O Semae conquistou em 2022 o Prêmio Trata Brasil/FGV por eficiência no combate à perda de água tratada, ficando entre os 8 melhores municípios do País.
O nome do município homenageia o padroeiro, São José, fazendo junção com o nome do rio Preto, que corta a cidade, fundada em 19 de março de 1852 por João Bernardino de Seixas Ribeiro, vindo de Aiuruoca, à época povoado ao Sul de Minas Gerais.