O QUE É A CPA
DA UNILAGO?
A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional.
Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA da União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO constituem importantes
ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão.
Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.
COMO A INSTITUIÇÃO É AVALIADA?
A CPA elabora periodicamente questionários de avaliação que são aplicados nos diversos setores da instituição, o que permite a verificação do cumprimento da missão e das políticas institucionais.
A comunidade interna da UNILAGO, formada pela direção e por professores, funcionários e alunos da instituição, beneficia-se da auto-avaliação na medida em que adquire subsídios para refletir sobre seu projeto acadêmico-institucional e transformá-lo. A comunidade externa, por sua vez, tem acesso aos pontos fortes e às fragilidades da instituição assim avaliada.
A Lei nº 10.861/2004, que o instituiu o SINAES, apóia-se em três componentes básicos, que caracterizam três processos distintos de avaliação:
a) A avaliação institucional.
b) A avaliação dos cursos de graduação.
c)A avaliação do desempenho dos estudantes, conhecida agora por ENADE.
Sendo parte de um mesmo sistema de avaliação, cada um destes processos é desenvolvido em situações e momentos distintos, fazendo uso de instrumentos próprios, mas articulados entre si.
COMPOSIÇÃO
Art.2º - A Comissão Própria de Avaliação da Unilago é órgão autônomo, diretamente vinculado à
Diretoria Geral da União das Faculdades dos Grandes Lagos e terá a seguinte composição:
PROFA. DRA. SILVIA
MESSIAS BUENO
PRESIDENTE
PROFA. DRA. LARISSA
GORAYB FERREIRA MOTA
REPRES. CORPO DOCENTE
PROF. ME. FERNANDO
CORTECERO CRUZ
REPRES. CORPO DOCENTE
DANIELE GOBBI
NOGUEIRA OLIVEIRA
REPRES. CORPO TECNICO
ADMINISTRATIVO
TIAGO ALEXANDRE
DE MOURA BOCATO
REPRES. CORPO TECNICO
ADMINISTRATIVO
NATALIA TAINÁ
DE SOUZA
REPRES. CORPO DISCENTE
MONIZE CECÍLIA
QUARTIERI
REPRES. CORPO DISCENTE
ANTONIO JOSÉ
VALVERDE DURAZZO
REPRES. DA SOCIEDADE CIVIL
RENATO DE LIMA
OLIVEIRA
REPRES. DA SOCIEDADE CIVIL
DIMENSÕES AVALIADAS PELA
CPA DA UNILAGO
A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão universitária, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente. As dimensões avaliadas são:
1. Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional
2. Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão.
3. Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social.
4. Comunicação com a sociedade.
5. Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho.
6. Organização e gestão da instituição.
7. Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional.
9. Políticas de atendimento aos estudantes.
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
EXEMPLOS DE RESULTADOS DAS
DIMENSÕES AVALIADAS
DIMENSÃO 1
Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional.
“Contribuir para a ascensão social de seus formandos, mediante a oferta de educação superior voltada para a formação de profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento”.
Prevista no Projeto Pedagógico Institucional, a missão da União das Faculdades dos Grandes Lagos estabelece a direção a ser trilhada no Projeto de Desenvolvimento Institucional. Pelos resultados obtidos nas últimas auto-avaliações, percebe-se que nossos alunos, professores e funcionários estão cientes de sua importância e do caminho a ser percorrido. As novidades não param de acontecer na Instituição.
DIMENSÃO 2
Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-Graduação e a Extensão.
O ensino continua a ser o grande foco da Instituição. A cada ano que passa aumenta e melhora a titulação acadêmica dos professores e acrescentam-se novas ofertas de cursos de graduação, notadamente na área de Saúde.
No âmbito das pesquisas os Cursos estão concentrando seus esforços nos trabalhos de conclusão, em monografias e foram vários os Encontros Científicos.
A extensão comunitária oferece anualmente cursos gratuitos, abertos inclusive para o público externo, com enfoque na complementação do ensino e preocupação com a realidade social da região. Este conjunto de atividades contribuiu para a Faculdade receber o selo de Instituição com Responsabilidade Social, expedido pela ABMES!
DIMENSÃO 3
Responsabilidade social da instituição.
Consciente de sua responsabilidade, a UNILAGO participa dos programas PROUNI e FIES, mantém convênios com dezenas da instituições e empresas e realiza as Caravanas da Cidadania em São José do Rio Preto.
A Instituição recebeu da ABMES o selo de exemplo de responsabilidade social, por suas atividades desenvolvidas na região.
A comunidade acadêmica da Unilago, formada pelos alunos, professores e pessoal Técnico-administrativo também demonstrou pleno conhecimento sobre os atendimentos realizados nas clínicas e núcleos da instituição, das dezenas de Cursos de Extensão gratuitos promovidos pelos diversos Cursos e divulgados pela internet.
DIMENSÃO 4
Comunicação com a Sociedade.
Cada vez mais a página da UNILAGO na internet firma-se como grande instrumento de comunicação interna e externa da Comunidade Acadêmica e o aumento de seus recursos e de seu emprego demonstram a satisfação de seus integrantes, que foi expressa na auto-avaliação, conforme demonstra o quadro geral desenvolvido pela CPA no link abaixo.
DIMENSÃO 5
Políticas de Pessoal, Carreira, Aperfeiçoamento e Condições de Trabalho.
A Instituição tem oferecido seus próprios cursos aos funcionários, além de cursos específicos de aprimoramento e implementou plano de carreira para professores e funcionários.
O incremento do sistema eletrônico de requerimentos e o aumento da quantidade de funcionários contribuiu para a melhoria de atendimento e de organização da Secretaria da Instituição.
DIMENSÃO 6
Organização e Gestão da Instituição.
Os Colegiados da Instituição, em especial o Conselho Superior, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e os Conselhos de Curso aprovaram a criação dos NDEs durante o ano de 2008, órgão consultivo e de estudos responsável pela atualização de conteúdos programáticos e dos referenciais bibliográficos, sendo físicos ou virtuais, além de outras atribuições pedagógicas para todos os Cursos de Graduação da Instituição.
DIMENSÃO 7
Infra-estrutura e recursos de apoio.
Em virtude das solicitações de alunos, pessoal técnico-administrativo e de professores a Instituição investiu no aumento de computadores e de sua rede de internet, nos laboratórios, na biblioteca, nos alojamentos e sala de professores.
Foram construídos, reformados e equipados novos laboratórios para os Cursos da área de Saúde e encontram-se em avançado estado as construções do novo alojamento dos professores e do Núcleo de Prática Jurídica.
Os resultados da auto-avaliação demonstraram que a satisfação atingiu níveis excelentes em relação a este item.
DIMENSÃO 8
Planejamento da avaliação.
A cada ano que passa os instrumentos de auto-avaliação são aperfeiçoados para obter as informações mais precisas e fidedignas por parte dos integrantes desta Comunidade Acadêmica, de modo a contribuir permanentemente ao processo de gestão administrativa e acadêmica.
Assim, procure saber com o seu Coordenador quais foram os resultados da auto-avaliação e acompanhe os resultados nesta página da internet.
DIMENSÃO 9
Políticas de Atendimento aos Estudantes.
São diversos os níveis de atendimento, seja no âmbito financeiro, pedagógico, administrativo, profissional e psicológico.
Coordenadores, professores, funcionários e profissionais são preparados para atendimento personalizado, em espaços reservados para reuniões, entrevistas, aconselhamentos e orientações.
DIMENSÃO 10
Sustentabilidade Financeira da Instituição.
O contínuo crescimento da União das Faculdades dos Grandes Lagos nos últimos anos, a ampliação de sua estrutura e de seus quadros de pessoal e a abertura de novos cursos demonstram a perspectiva de desenvolvimento e de sucesso da Instituição e de seus alunos e funcionários.
CONSULTE OS RESULTADOS
RELATÓRIOS
Com o objetivo de dar total transparência aos dados coletados pelos questionários da CPA. A Comissão divulga a toda a comunidade acadêmica seus relatórios finais e parciais.
Para ter acesso, basta selecionar o ano e o relatório desejado.