CENTRO DE PESQUISA DE
MEDICINA AVANÇADA
CENTRO DE PESQUISA DE
MEDICINA AVANÇADA
BREVE HISTÓRICO
DO CEPAM
Criado em 2019, o Centro de Pesquisa Avançada em Medicina – CEPAM, da Faculdade de Medicina da UNILAGO reúne um grupo de professores altamente qualificados e experientes em pesquisa científica na área de Ciências da Saúde (MEDICINA 1), com o objetivo orientar alunos de iniciação científica (IC) e integrar projetos/publicações com outros docentes, além de manter uma relação próxima tanto em aulas na Graduação em Medicina e na Liga de Pesquisa, como na participação ativa na formação científica destes estudantes, de forma contundente.
A cada 15 dias ocorre o Journal Club da Unilago, em que os alunos apresentam artigos científicos relevantes, com análise crítica, empregando as diretrizes e checklists principalmente da Joanna Briggs Institute (JBI), da University of Adelaide (Australia) e Cochraine Library, demonstrando qualidade em nível de Pós-Graduação stricto senso. Quando da oportunidade, são escolhidas publicações de impacto cientifico na Medicina, atuais, conduzidos por grupos brasileiros como, por exemplo, a Coalizão Covid-19 Brasil que resultaram em artigos publicados no JAMA e New England of Medicine.
Os autores são convidados para participar das reuniões, aumentando ainda mais a qualidade científica das discussões. São, também, trazidos artigos polêmicos e/ou problemáticos para fomentar as discussões e visão crítica do aluno. Além disso, o CEPAM promove encontros científicos com palestrantes nacionais e internacionais com o objetivo da integração dos estudantes com a pesquisa e instituições brasileiras e estrangeiras de renome.
O grupo possui elevada produção cientifica, em um prazo curto, gerando publicações internacionais já aceitas e submetidas. Além disso, houve a produção de 2 E-books sobre COVID-19 (2020), inédito no País, compostos de 19 capítulos, sendo 18 publicados com os alunos de IC e professores do CEPAM, vinculados com os artigos completos publicados na ULAKES Journal of Medicine, a nova revista cientifica da UNILAGO, com corpo editorial.Centro de Pesquisa foi iniciado com 22 alunos de IC e atualmente, conta com 68 estudantes do curso de Medicina. Adicionalmente, o CEPAM integra o Núcleo de Estudo e Pesquisa em ENVELHECIMENTO e VULNERABILIDADES (NEPEV), com projeto avalizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o qual participam docentes da UNILAGO e outras instituições parceiras, como a FAMERP, FMJ e USP e dedicam-se a realização de pesquisas que norteiam a elaboração de estratégias para o desenvolvimento de cidades mais amigáveis a quem envelhece.
Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BRASIL), o qual integra o ILC Global Alliance, um consórcio multinacional, com o objetivo de ajudar as sociedades a lidar com a longevidade e o envelhecimento da população de maneiras positivas e produtivas, usando uma abordagem de curso de vida, com foco na produtividade e contribuições dos idosos para a família e a sociedade como um todo. Os parceiros da Aliança cumprem a missão através do desenvolvimento de ideias, realizando pesquisas e criando atividades externas para o debate e a ação, nas quais os idosos são os principais interessados. A ILC Alliance atualmente inclui centros nos Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido, França, República Dominicana, Índia, África do Sul, Argentina, Holanda, Israel, Cingapura, República Tcheca, China, Brasil, Canadá e Austrália. Esses centros trabalham de forma autônoma e colaborativa para estudar como a maior expectativa de vida e o aumento das proporções de idosos afetam as nações ao redor do mundo e buscam oferecer soluções para os efeitos do impacto.
Assim, o CEPAM é a demonstração da capacidade da UNILAGO na produção de Ciência e formação de estudantes qualificados.
Profa. Dra. Chung Man Chin
Coordenadora
A INFRAESTRUTURA
CORPO
DOCENTE
Conheça a baixo os membros do corpo docente do CEPAM
Coordenadora
PROFA. DRA. CHUNG MAN CHIN
Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) mestrado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP-Universidade de São Paulo e doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP-SP. É Professor Associado (Livre-docente) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, Araraquara. Tem experiência em INOVAÇÂO TECNOLÓGICA no planejamento de NOVOS FÁRMACOS (área de QUÍMICA FARMACÊUTICA e MEDICINAL), atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e síntese de pró-fármacos antimicrobianos, anti-inflamatórios (derivados de taurina) e novos compostos para tratamento de câncer e de doenças negligenciadas, principalmente a Doença de Chagas, tuberculose, anemia falciforme. Foi coordenadora do Lapdesf – Laboratório de Desenvolvimento de Fármacos da FCF/UNESP. (2000-2019). Participou do projeto Rede RENAMED e projetos de pesquisa de cooperação Indústria Farmacêutica/Universidade desde 2003, com produção de patentes concedidas no Brasil, EUA, Comunidade Européia e China. Tem proferido palestras e cursos como professor convidado em Congressos Nacionais e Internacionais (Índia, Grécia, Rússia, Egito), cujos contatos geraram parceria em pesquisa e intercâmbio de pós-graduandos com a Universidade de Freiburg (Alemanha), Vrijet Universitet – Bruxelas (Bélgica), Universidad de la República – Montevidéu (Uruguai), Universidad Nacional de Salta (Argentina) e Universiy of Ohio (EUA) e University of London (UK). É orientador (mestrado e doutorado) no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da FCF-Unesp, supervisor de pós-doutorado, Pesquisadora do Departamento de Medicina e Coordenadora do Centro de Pesquisa Avançada em Medicina da UNILAGO (União das Faculdades dos Grandes Lagos), em São José do Rio Preto, desde 2019
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9734333607975413
Docentes
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8115604666684870
Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Botucatu, em 2010. Aprimoranda em Nutrição em Doenças Crônicas pela Faculdade de Medicina de Botucatu, em 2012. Mestra em fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP, em 2015. Doutora em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP. Participou como pesquisadora visitante no School of Nutrition Sciences na University of Ottawa em Ottawa (Canadá). Docente da disciplina e liga de Nutrologia e pesquisadora do Centro de Pesquisa Avançada em Medicina da UNILAGO (União dos Grandes Lagos) em São José do Rio Preto desde 2019. Tem experiência em Nutrição Clínica, Terapia Nutricional e na área de Tecnologia de Produtos Amiláceos.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8518509092991383
Medico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1985, possui doutorado pelo Departamento de Patologia da FMUSP, Disciplina Informática Médica, em 2000, e Livre Docência em 2003 pela Disciplina da Telemedicina . Atualmente é professor associado nível 2 da FMUSP e chefe da Disciplina de Telemedicina, Médico III do Laboratório de Investigação Médica do HC-FMUSP, foi coordenador do Projeto Tecnologias Educacionais Interativas para potencialização da educação em saúde (CAPES/ MEC ? SGTES/MS – 2010-2016 e líder de grupo de pesquisa da USP em Telemedicina, Tecnologias Educacionais e eHealth no diretório de pesquisa do CNPq/MCTI. É coordenador e responsável pelo Projeto Homem Virtual, Mídias Digitais e uso de impressão 3D, e pelo Programa Jovem Doutor Redes. Foi Coordenador de Projetos do Pró-Inovalab 2011 (Laboratório Digital de Aprendizagem Clínico Prático em Saúde) e 2012 (Laboratório de Midias Interativas e informatização da graduação), projetos integrantes dos editais para criação de Laboratórios de Inovação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Telemedicina e Telessaúde, Teleducação Interativa, Tecnologia Educacionais Interativas, Teleassistência, Objetos de Aprendizagem,e Pesquisa Multicentrica. Foi presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (2006-2013). Membro da Câmara Técnica de Informática e Saúde do Conselho Federal de Medicina (2015 – 2021). Responsável pelo Curso de Telemedicina pelo Departamento de Patologia, para Pós-Graduação Estrito Senso (8 créditos – MPT-5740), Orientador pelos programas de Pós-Graduação da Patologia e Fisiopatologia Experimental do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. Coordenador da Disciplina MSP 4211 – Discussão Integrada de Casos (UC 21), do novo currículo de graduação em medicina (2015 – 2019) da Faculdade de Medicina da USP e Curso Telessaúde como Ferramenta de Ensino, Pesquisa e Assistência (FOB-USP). Responsável pelo projeto Pró-Inovalab UEA (2014 – 2017). Coordenador da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Patologia (2017 – 2019).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9404581635835762
PROF DR. CRISTIANO CLAUDINO OLIVEIRA
Médico patologista assistente Grupo Oncoclínicas (São Paulo). Doutor em Patologia pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia da FMB/UNESP. Residência médica em patologia pela FMB/UNESP e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Patologia/Associação Médica Brasileira (SBP/AMB). Graduação em medicina pela FMB/UNESP. Membro da Sociedade Brasileira de Patologia, Sociedade Latino-Americana de Patologia, e Sociedade Latino-Americana de Hematopatologia. Desenvolve produção científica nas áreas de Anatomia Patológica, com ênfase em hematopatologia, patologia pulmonar, patologia da tireoide e patologia infecciosa. Atualmente, atua profissionalmente nas áreas de patologia cirúrgica e citopatologia.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8671000129443939
PROF. DR. DANIEL GUIMARÃES TIEZZI
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1249884771676480
PROF. DR. MARCUS ALEXANDRE MENDES LUZ
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0072052989652746
PROFA. DRA. PRISCILA LONGHIN BOSQUESI
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3204277043366119
PROF. DR. RODRIGO AFONSO DA SILVA SARDENBERG
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0815255914000255
PROFA. DRA. RUTH CLAPAUCH
Possui mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Foi Professora visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Orientadora de Mestrado e Doutorado pela UERJ/ FISCLINEX- Programa de Pós Graduação em Fisiopatologia Clinica e Experimental (2012-2019); preceptora de residentes em Endocrinologia Feminina dos Hospitais Federais dos Servidores e Bonsucesso e de residentes em Ginecologia da UERJ; atualmente é professora colaboradora do Centro de Pesquisa Avançadas em Medicina da UNILAGO (União das Faculdades dos Grandes Lagos), em São José do Rio Preto. Membro da Endocrine Society, membro da câmara técnica de endocrinologia do Conselho Regional de Medicina do RJ e diretora do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia Feminina e Andrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: menopausa, reposição hormonal, menopausa precoce, síndrome dos ovários policísticos, infertilidade, osteoporose feminina e masculina, andropausa e sexualidade.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9220032160882948
PROFA. DRA. SABRINA DA SILVA SARAIVA-MANGOLIN
Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008). Atuou como médica generalista em Programa de Saúde da Família, junto ao Centro de Saúde Jardim Itatinga – Prefeitura Municipal de Campinas (2009 – 2010). Residência Médica em Clínica Médica (2010-2012) pelo Hospital Regional de Presidente Prudente-SP. Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia (2012-2014) pelo Hospital Santa Marcelina-São Paulo-SP. Atuou como médica hematologista do Hospital e Maternidade Celso Pierro-PUCCAMP/ Campinas-SP (2014-2018), como médica plantonista do Pronto Socorro Adulto do Hospital e Maternidade Celso Pierro-PUCCAMP/ Campinas-SP (2014-2018) e como docente da Disciplina de Hematologia da Faculdade de Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) (2015-2018). Doutorado pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2016-2019). Médica hematologista no Hospital Santa Marcelina-São Paulo e médica do Departamento de Clínica Médica na Santa Casa de Votuporanga (SP). Professor bolsista do Centro de Pesquisas Avançadas em Medicina da UNILAGO (União das Faculdades dos Grandes Lagos), em São José do Rio Preto- SP, desde junho/2019
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7777169195626601
PROFA. DRA. SILVANA REGINA PEREZ ORRICO
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7383391319292040
PROFA DRA. SONIA MARIA OLIANI
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5102737730539655
CORPO DOCENTE CEPAM-NEPEV
Profa. Dra. Amena de Alcântara Ferraz Cury
Profissional atuante nas Políticas Públicas de Saúde; Bióloga Sanitarista, Especialista em Saúde Coletiva e Gerenciamento dos Serviços de Saúde; Mestre em Saúde Pública e Doutora em Ciências da Saúde. Atua como Assessora Técnica do Secretário Municipal de Saúde de São José do Rio Preto, tendo como função principal à articulação das Politicas Intersetoriais, com foco no Organização do Território; Idoso, Saúde Mental, População em Situação de Rua, Pessoas com Deficiência e Raça e Etnia. Membro nos Conselhos de Direito (Saúde, Idoso, Afro). Membro na Comissão Municipal dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS/2030. Docente no curso de Medicina da UNILAGO, na disciplina de Políticas de Saúde. Docente em cursos de especialização na área da saúde. Membro Diretor da Associação Paulista de Saúde Publica – APSP, Núcleo São José do Rio Preto;
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7501567325648285
Prof. Ms. Antonio Caldeira da Silva
Possui graduação em MEDICINA pela FAMERP-Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (1980). Residência Medicina Preventiva e Social UNESP Botucatu. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da FAMERP. Atualmente é professor da União das Faculdades dos Grandes Lagos, coordenador residência da União das Faculdades dos Grandes Lagos e medico III- titular de cargo efetivo do Governo do Estado de São Paulo. Coordena a CIES- Comissão de Integração Ensino Serviço Noroeste Paulista. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa, Homeopatia, Gestão da Saúde, Saúde Pública, Medicina do Trabalho e Preceptoria de Residência Médica. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso no período de 2017 a 2021.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7992791351718140
Profa. Dra. Camila Garcel Pancote
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999), mestrado na área de Fármaco e Medicamentos (2005) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e Doutorado em Desenvolvimento de Fármacos pela FCF-USP (2009). Docente do Coordenadora do curso de farmácia da União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO). Docente da Liga Acadêmica de Farmacologia Médica e membro do CEP (UNILAGO). Participante do Núcleo de Estudos sobre Morbidade referida, Gestão e Educação em Saúde (NEMOREGES). Pesquisadora Junior do Projeto São José do Rio Preto: cidade amiga de todas as idades.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4751137425403026
Profa Dra. Marília Louvison (FSP-USP e ILC-Brasil)
Professora Doutora da Faculdade de Saúde Pública da USP. Médica Sanitarista com residência em Medicina Preventiva e Social pela Escola Paulista de Medicina, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Pesquisadora e professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP USP, atuando em Política, Planejamento e Gestão no campo da saúde coletiva, com ênfase em “Estado, Gestão e Regulação de Sistemas e serviços de saúde”; “Regulação e regionalização das redes de atenção em saúde”; “Envelhecimento, Desigualdades e Políticas Públicas em saúde”. Orientadora do Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da FSP USP. Coordenadora da Comissão Organizadora do Curso de Bacharelado em Saúde Pública da FSP USP. Conselheira da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e do Centro Internacional de Longevidade Brasil.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4532645395293280
Profa. Dra. Natália Sperli Geraldes Marin dos Santos Sasaki
Possui graduação em Enfermagem (2007), especialização em Enfermagem na Atenção Básica com Ênfase na Saúde da Família e no Gerenciamento, Enfermagem Obstétrica e Preceptoria no SUS. Doutorado em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – SP (FAMERP). Coordenadora do curso de enfermagem e docente do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO. Docente do programa de mestrado em enfermagem da FAMERP. Membro do Núcleo de Estudos sobre Morbidade referida, Gestão e Educação em Saúde (NEMOREGES). Pesquisadora Sênior do Projeto São José do Rio Preto: cidade amiga de todas as idades.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0736728404928048
Parceiros/colaboradores